Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Benefícios da Programação Neurolinguística (PNL) na Qualidade da Comunicação no Paradigma Atual




João Canza

1. Clarear e refletir sobre seus valores e sistemas de crenças. 
Atualmente percebe-se que as exigências da vida são outras e, ainda pouco conhecidas. Sentimos a vida moral ameaçada e a vida intelectual desafiada pela desintegração dos antigos valores, costumes e crenças. Entretanto, graças a moderna tecnologia, hoje fazemos parte de um mundo físico mais integrado. No entanto, as mudanças estão muito rápidas, o volume informacional está cada vez maior, complexo e díspar. 

Aprender a desaprender rapidamente os velhos hábitos (crenças limitantes, pressupostos improdutivos), para dar lugar a novos conhecimentos é fundamental. A PNL é um instrumento eficaz de aprender como aprender com rapidez.
            
2.Facilitar a comunicação e os relacionamentos, visando um ambiente propício para alcançar metas e objetivos. 
Poucos percebem a organização empresarial em termos de organismo dinâmico. Isto é, vivos, interagindo interna e externamente com o meio ambiente. Com essa ausência de percepção perde-se o senso do propósito e da competência à longo prazo. Isso tem gerando fragmentos de homens, confusos, amedrontados, estressados, ansiosos e incongruentes.

É fundamental despertar nossos recursos e potenciais ainda adormecidos. Despertar os poderes de comunicação e de liderança da própria vida e buscar uma sadia unidade (alinhamento entre espírito mente e corpo). A PNL possui técnicas que permite melhorar nosso desempenho, aprimorando passo a passo a capacidade de raciocínio e de comunicação.

3. Superar os medos e inseguranças em relação aos desafios da vida.
Compreendemos que a vida tem relação com crescimento; sucesso tem relação com aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para viver com maior plenitude e eficácia. Assim como  
o prazer e a exuberância que sentimos, representam a disposição que temos de assumir riscos e da abertura para mudanças na nossa vida. 

A PNL, quando bem aplicada no dia-a-dia, aumenta a confiança e gera segurança, alem de ser um auxiliar na conquista do progresso tanto pessoal quanto profissional.

4. Evitar manipulações comportamentais e lingüísticas.
O ser humano incorpora e registra informações através dos seus cinco canais sensoriais (visão, audição, tato, olfato e paladar), com o qual forma uma representação, uma impressão do mundo exterior. Porém, essa impressão e/ou representação podem ser limitantes, em função de suas crenças e paradigmas. 

A PNL possui referências simples e eficazes, podendo ser organizadas e exteriorizadas para gerar novas mudanças e recursos poderosos tanto para a pessoa como para os que a rodeiam. O valor destes recursos está na habilidade de proporcionar ao seu usuário, cliente ou interlocutor, escolhas eficazes e formas flexíveis de comportamento em áreas que incluem motivação, desempenho, tomada de decisão, aprendizado, comunicação, criatividade e controle emocional.  

5. Eliminar obstáculos e limitações ao seu próprio desenvolvimento pessoal.
     “Enquanto não ocorrem mudanças significativas na base da programação de    
       pensamentos das pessoas, elas não conseguirão alcançar qualquer melhoria
       significativa”
                                                                                                 J.S.Mill

Para compreender qualquer informação ou proposta nova, é preciso passar por certos processos e preencher certas condições prévias. Ou seja, é necessário ter uma percepção real da sua situação e dos desafios do momento. Portanto, o pré-requisito fundamental é, ter uma atitude de humildade intelectual. Pois, quanto menos preconceito tiver diante de um assunto e quanto mais à vontade a pessoa sentir-se em relação a não saber, maior será sua capacidade de compreender e aprender.  A PNL ensina técnicas básicas para compreensão e crescimento interior. 
   
6. Perceber a relatividade das crenças de referências humanas.
As crenças determinam o ”por quê?”, motivo de você praticar uma determinada ação. Segundo especialistas, é a melhor intenção que está por trás do comportamento humano. Elas são mais opiniões que fatos. Porém, são elementos poderosos que abrem ou fecham nosso filtro mental de eliminação (processo mental pelo qual, eliminamos dados que não acreditamos serem  relevantes). Pois, quando acreditamos em algo, percebê-lo melhor, que, quando não acreditamos. Portanto, a qualidade para uma boa percepção é “crer para ver” e não “ver para crer”.

Uma boa experiência de vida pode eliminar crenças limitantes. Crenças são como botões de “liga-desliga” de nossa capacidade. Segundo Dr.Chung, Henry Ford dizia: “se você acreditar que consegue ou que não consegue, em ambos os casos você está absolutamente certo”. Pois, depende do ponto de vista, ou seja, do filtro mental (generalizações, eliminações e distorções) de cada individuo. No entanto, a PNL proporciona técnicas de treinamentos que auxiliam o individuo perceber a relatividade das crenças, visando uma qualidade de vida mais equilibrada emocionalmente.

Conclusão: A PNL oferece procedimentos específicos e eficazes no campo da educação, treinamento, administração e terapia. Ela está alicerçada nas disciplinas: lingüísticas transformacional, cibernética relacional e neurofisiologia. É um método que estuda o impacto da comunicação verbal e não-verbal sobre a nossa realidade intrapessoal e na qualidade da nossa comunicação e desempenho interpessoal.



Chung, Tom: Qualidade Começa em Mim. São Paulo: Novo Século, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário